Você sabe se o seu animal tem pressão alta?

04 / fev / 2020

Saber se o seu cão ou gato tem pressão alta ou não, não é fácil, mas é tão importante quanto saber se a nossa pressão está controlada.

O aumento da população de pacientes idosos torna cada vez mais frequente a ocorrência de várias doenças degenerativas (“doenças de animais idosos”) e, dentre elas, destaca-se a hipertensão arterial sistêmica e os riscos a ela associados.

Se o seu cachorro ou felino tem mais de 5 anos de idade, ele deve fazer isso regularmente.

Em cachorrinhos e gatinhos, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, a hipertensão em geral é secundária a alguma outra doença. Em cães, relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo (doença da suprarrenal), obesidade e à diabetes. Em gatos, está mais frequentemente associada à doença renal crônica e ao hipertireoidismo.

Para medir a pressão, necessitamos de aparelhos especiais que amplificam o som (doppler) e vários fatores podem interferir nos valores como: estresse, tensão, dor etc. Por isso, às vezes precisamos de várias mensurações para chegar a um valor médio.

A hipertensão arterial descontrolada pode causar lesões em vários órgãos:

  • No cérebro: pode causar derrames, AVC, dor de cabeça.
  • Nos rins: pode agravar a insuficiência renal e perda de proteínas.
  • Nos olhos: pode levar ao aumento do coração e edema pulmonar.

Uma vez identificada a hipertensão, muitos animais podem e devem ser medicados e com isso diminuímos os riscos e com certeza melhoramos a qualidade de vida dos nossos animais.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h que atende desde casos simples até os mais complexos. Possui uma estrutura completa de exames clínicos e de imagens que podem detectar várias doenças em cães e gatos. Além disso, conta com especialistas em cardiologia, nutrição e hemodiálise. Marque uma consulta com um dos nossos especialistas.

 

Pin It on Pinterest