VERME DO CORAÇÃO

27 / maio / 2019

 

Cães que frequentam região de praia ou litoral principalmente do Oceano Atlântico precisam prevenir Dirofilariose ou Verme do Coração.

O verme do coração tem aproximadamente entre 15 a 18 cm e se aloja dentro do coração de cães e gatos causando com o tempo insuficiência cardíaca. Cachorros podem ter um grande número de vermes no coração, enquanto gatos tem um número menor ( de 1 a 3 vermes). Os sintomas vêm com o tempo, como cansaço e muita tosse e, em gatos, também temos os vômitos.

 

Existem medicamentos preventivos para dirofilariose que são orais porém devem ser administrados mensalmente e tem uma injeção subcutânea anual (Proheart) que deixa seu animal protegido por 12 meses. Existem também alguns medicamentos spot on, ampolas líquidas que são aplicadas no pescoço do animal (Revolution), é interessante também o uso de coleiras que evitem a picadas de mosquitos, pois a transmissão é feita pela picada de vários tipos de mosquitos e pernilongos presentes em toda a costa do Brasil e na beira de represas.  A zona de maior incidência da dirofilariose é na costa brasileira e mata atlântica  (como vemos no mapa)

Como a doença é transmitida por mosquitos, não é necessário que  precisa o animal frequente a praia para contrair. Por exemplo seu cachorro não vai a praia mas o da vizinha vai e ele esta infectado com a doença se alguém mosquito transmissor picar ele e depois o seu cachorro, a doença pode ser contraída.

Na zona litorânea também tem alta incidência de doenças transmitidas por carrapato e leishmaniose?

Sim, na região litorânea toda do Brasil e região de represas e rios existem mosquitos transmissores da leishmaniose e também uma maior incidência de carrapatos que transmitem sérias doenças. Além de no verão, ter alta chance de contaminação com pulgas, por isso é de suma importância usarmos medicamentos preventivos contra estes parasitas. (Bravecto, Coleira Seresto, Simparica, Coleira Scalibor, NexGard, Frontline)

Somente o médico veterinário poderá indicar qual melhor remédio(s) para prevenir doença no seu cão ou gato.

Então cachorros não podem ir à praia?

Cães podem ir a praia desde que seja permitido animais. Muitas praias brasileiras não permitem a presença de animais,isto porque, praia é um lugar onde as pessoas andam descalças e cachorros com verminose ao fazerem suas necessidades na praia contaminam a areia, e podem causar a disseminação de bicho geográfico, que nada mais é que a larva do verme ancilóstomo canino.

Por isto, recolher as fezes do seu animal é importante para saúde pública!

Se você levar seu pet para a praia, não esqueça de levar bastante água fresca, providenciar área com sombra para descansar, deixar se molhar e se tiver áreas não cobertas de pelo principalmente focinho e orelhas usar protetor solar apropriado cara cachorro.

Por isso é muito importante o diagnóstico e a prevenção. 

 

 

 

Pin It on Pinterest