Úlcera de Córnea

21 / jun / 2011

Úlcera de córnea ou ceratite ulcerativa é uma afecção oftálmica muito freqüente e séria. Trata-se de um ferimento localizado na porção mais anterior e transparente do olho, que leva a sinais e sintomas de dor ocular, como lacrimejamento em excesso, olho fechado ou piscando com maior freqüência, coceira, secreção, olho vermelho. Em situações extremas, pode haver comprometimento da visão!

Geralmente é causada por trauma, como arranhões, brigas, esbarrões, ou ainda contato com shampoo ou qualquer agente irritante. As lesões podem ser mais ou menos graves, dependendo principalmente da profundidade da úlcera.

O tratamento inclui colírios, medicação oral, colar protetor e em alguns casos é necessária correção cirúrgica do problema

Raças de focinho curto e olhos salientes, como Pug, Shih tzu, Lhasa Apso, Pequinês, gatos Persa e outras raças comumente sofrem de úlceras de córnea e exigem cuidados especiais dada a conformação da face. Estas situações merecem diagnóstico e tratamento adequados, uma vez que podem se agravar e oferecer risco à visão e à integridade do olho.

Saiba mais no Site: http://petcare.com.br/petnews2.php?PetNews=74

Pin It on Pinterest