Tumor adenocarcinoma de pulmão em cães e gatos

11 / fev / 2020

Cães e gatos podem ter câncer de pulmão, geralmente são metástases de algum tumor em outro órgão, ou seja, o câncer se espalhou e pegou o pulmão.

Mas existe tumor primário de pulmão, ou seja, o tumor começou ali. Muito raro, mas geralmente são cães ou gatos que moram em casa de pessoas que fumam e passam a ser fumantes passivos.

Geralmente pets com adenocarcimoma pulmonar não apresentam sintomas até que a doença esteja muito avançada, como emagrecimento, tosse e dificuldade de respirar.

As raças mais afetadas em cães são Bernese, Boxer, Golden Retriever. Em gatos a raça Persa.

O prognóstico geralmente é ruim e o tratamento pode ser feito por cirurgia para remoção do tumor se possível, radioterapia e quimioterapia.

Alguns animais apresentam síndrome osteopatia hipertrófica pneumica, geralmente nas patinhas dianteiras. Começam a mancar e na radiografia vemos lesões nos ossos devido ao câncer de pulmão.

O adenocarcinoma de pulmão em cães e gatos é bastante metastático e se espalha geralmente no próprio pulmão e nos ossos mais comumente.

As três imagens de um mesmo paciente em cortes transversal, dorsal e sagital, mostrando um adenocarcinoma broncogênico (de pulmão).
A ultima imagem é a mesma que a primeira, apenas identificamos onde está a lesão.

Os hospitais Pet Care contam com uma equipe de oncologistas e tem todos os recursos para o tratamento desta doença.

Pin It on Pinterest