Tetano em cão nos EUA

23 / maio / 2011

Durante o periodo que Dr Laurence ficou com Dra Marla em Milwaukke nos EUA presenciou um caso de tratamento e cura de um cão com tétano. Consideramos este caso bastante raro pois não é comum tétano em cães e a cura mais rara ainda. Veja texto e filme abaixo:

O tétano é uma doença aguda do sistema nervoso e muitas vezes fatal, que é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani. No entanto, não é que comumente encontrada em cães. Feridas contaminadas, profundas ou com tecido (morto) desvitalizados são particularmente propensos à infecção por tétano onde há baixo índice de oxigenio, pois essas bactérias são anaeróbias. Feridas furado-contusas como aqueles causados ​​por pregos, mordidas, lascas, balas ou picadas de insetos são os locais favoritos para estas bactérias se instalarem. O tétano também pode ser um risco para os filhotes (no parto do quando a mãe corta o cordão umbelical do filhote e sai parindo direto na terra). A potente toxina que é produzida pela bactéria do tétano é a que causa os sintomas desta doença.

A toxina do tétano afeta os nervos e os músculos na região chamada de junção neuromuscular. A toxina tetânica aumenta o estimulo da contração muscular causando um espasmo continuo. O período de incubação entre a exposição a bactéria em uma ferida contaminada e o desenvolvimento dos sintomas iniciais do tétano varia de 2 dias a 2 meses, mas geralmente se manifestam 14 dias após da lesão, sendo que num período de 1 a 7 dias, espasmos musculares progressivos causado pela toxina do tétano começam a aparecer.

A neurotoxina tetânica faz os músculos se contrairem continuamente, a mandíbula  fica enrigecida como os membros também e o animal morre por dificuldade de respirar pois a musculatura do diafragma também é afetada.

Neste caso em Milwaukee o animal teve suporte respiratório, ficou sedado, mais medicações para combater a bactéria e seus efeitos e depois de alguns dias já começou a fazer fisioterapia e recomeçou a andar.

Video 1

 

Vídeo 2

Pin It on Pinterest