Tenho ou vou ter um filhote de gato. Como sei se ele está saudável?

17 / set / 2013

Os filhotes de gatos podem vir do gatil, pet shop ou mesmo de criadores particulares com algumas doenças e se não for bem conduzido e/ou tratado adequadamente elas podem ser fatais, pois esse período de transição (desmame, separação da ninhada e estresse da separação) é muito traumático para o filhote e podem deixá-lo  imunossuprimido (com queda de resistência á doenças).

Filhotes saudáveis são ativos, comem bem, tem fezes firmes e marrons, não tem secreção nos olhos ou nariz, não tem tosse nem espirros, tem o pelame brilhante e sem falhas e não devem ter coceira ou feridas pelo corpo. Tem as orelhas limpas e sem cheiro. O abdome é ligeiramente abaulado e macio. Eles tem pequenos ciclos de atividade, ou seja, comem, brincam muito, fazer coco e xixi na caixa de areia (desde o primeiro dia) e dormem. Fazem isso várias vezes ao dia em curtos ciclos. Não devem ficar chorando ou muito tempo dormindo.

Pra saber se está saudável deve passar em consulta com um médico veterinário e fazer um bom exame clínico e também alguns exames de sangue e fezes.

Nos filhotes de gatos ainda é muito comum a sarna de ouvido (otoacaríase), dermatofitose (fungos) e sarnas (escabiose). Hoje podemos sugerir além do exame de fezes, raspado de pele e cultura de pelo para fungos, algumas sorologias ou exames de PCR para as principais doenças infecciosas como Giárdia, Leucemia Felina, Aids Felina, Panleucopenia, Clamidia, Herpesvirus, Toxoplasmose entre outras.

As doenças mais comuns em filhotes de gatos ainda são fungos, as parasitoses intestinais (giardia e toxocara) e Complexo Respiratório (gripe dos gatos) e Fiv e FelV (Aids felina e leucemia felina).  Dessas doenças citadas a giárdia, toxoplasmose, escabiose e dermatofitose são zoonoses ou seja podem contaminar principalmente crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.

Pin It on Pinterest