Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / TEMPO SECO TAMBÉM PREJUDICA OS PETS

Os dias de baixa umidade relativa do ar e grandes variações de temperatura aumentam o risco de transmissão de conjuntivite, gripe e carrapatos.

As alterações bruscas de temperatura ao longo do dia e o tempo seco, aliados ao baixo índice de chuvas faz com que gatos e cachorros sofram. No Pet Care, os atendimentos chegaram a aumentar em até 30% com ocorrências ligadas ao clima. Além dos problemas respiratórios e oftalmológicos, as infestações de carrapatos também crescem.

Quando as temperaturas caem, as chuvas diminuem e os gramados e pastagens ficam mais secos, as populações de carrapatos aumentam consideravelmente e o risco de viver uma infestação torna-se maior.

Além do incômodo e da coceira, os carrapatos trazem juntos algumas doenças que podem ser letais para o animal de estimação e mesmo para o homem. Erlichiose, Babesiose e Doença de Lyme são as mais comuns entre os cães. Já entre o homem temos Febre Maculosa que pode chegar até a sua casa com os carrapatos trazidos pelo seu cão depois de um passeio no campo, parque ou mesmo na pracinha mais perto da sua casa. Por isso é preciso manter a prevenção aplicando produtos adequados tanto no animal quanto no ambiente.

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com problemas respiratórios nos meses de frio e ar seco. Causados por vírus ou bactérias, esses quadros apresentam sintomas semelhantes ao de qualquer resfriado – tosse, espirros, febre, falta de apetite e  coriza – e são chamados de tosse dos canis ou traqueobronquite. Essas doenças podem ser causadas pelos vírus parainfluenza e adenovírus tipo 2, que não são transmissíveis ao homem e pela bactérias Bordetella bronchiseptica. Para prevenir, o ideal é manter a vacinação em dia, evitar aglomerações e se o pet dorme do lado de fora da casa, é preciso cuidar também para que ele tenha um local protegido.

O tempo seco também reduz a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando os animais mais vulneráveis à poluição, vírus e bactérias. Manter em dia a higiene da região dos olhos e ampliar a oferta de água para manter a hidratação como um todo dos animais são dicas do Pet Care para evitar problemas.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?