Sarna sarcóptica

03 / maio / 2011

Este animal da foto, Jairo, foi adotado e estava se coçando muito. Pela localização e tipo de lesão desconfiamos de sarna sarcóptica. Cães com sarna sarcóptica coçam muito principalmente a região das orelhas sendo que sua borda fica engrossada, coçam muito cotovelos e patas. É lógico que conforme for se generalizando o animal vai se coçar todo. E ele coça, coça e coça o dia todo.

O tratamento é relativamente fácil e como vocês vem na foto da primeira, segunda e terceira semana, o animal evolui favoravelmente. No raspado de pele o material examinado ao microscópio encontramos o parasita que vocês vem na foto.

Após o início o tratamento o animal para de se coçar entre o quinto e o sexto dia.

Onde eles pegam sarna?

Na convivência de cães sarnentos na rua, em concentração de animais como canis com pouca higiene e sendo os filhotes os mais suscetíveis, além de gaiolas sujas onde ficam expostos. Outros locais como pet shop onde o material é pouco esterilizado como toalhas, escovas e laminas de tosa.

A maioria dos animais que atendemos com sarna são filhotes recém adquiridos de diversas raças. Eles se coçam muito e algumas vezes pessoas e outros animais da casa se contaminam também.

Animais que nunca se coçavam e começaram com muito prurido podem ter se contaminado em banho e tosa ou hotel onde ficaram hospedados.

Felizmente o diagnóstico é relativamente fácil e o tratamento também. Temos que tomar algumas medidas quanto à erradicação do parasita do meio ambiente e o problema está resolvido.

Primeira Semana


Segunda Semana



Terceira Semana

Imagem do Ácaro da Sarna Sarcóptica

Pin It on Pinterest