Home / CÃES / Casos Clínicos / Reações vacinais em Cães e Gatos

Todos nós sabemos e reconhecemos a importância das vacinas no controle epidemiológicos de inúmeras doenças tanto no homem como nos animais.

Dentre as principais doenças dos cães, destacamos a Raiva, Cinomose, Parvoviose, Coronavirose, Hepatite entre outras. Já nos gatos destacamos as doenças do Complexo Respiratório Felino.

Assim a recomendação é que todos os cães e gatos sejam vacinados anualmente contra as principais doenças. Dependendo do grau de exposição e contato com roedores (ratos), também recebem indicação de vacinação semestral contra Leptospirose e se tiver contato direto com outros cães, ficar de hotel ou frequentar muito banho e tosa, podem receber a vacina contra Gripe dos Canis (Bordetella).

A grande maioria dos animais pode apresentar dor local e algumas vezes uma pequena febre decorrente da aplicação dessas vacinas. Outros animais (uma porcentagem muito pequena) podem apresentar reações alérgicas que variam no grau de intensidade e de gravidade. É o que chamamos de REAÇÃO

ANAFILÁTICA OU ANAFILACTÓIDE. Saiba mais aqui: https://petcare.com.br/blog/reacao-alergica-em-animais/

Para esses animais devemos reconsiderar a necessidade e indicação de fazer a vacinação anual. Devemos levar em conta o risco de contrair essas doenças e o grau de exposição a esses vírus. Muitas vezes o risco de contrair a doença é muito pequeno e por isso não devemos correr o risco de vacinar esses animais com vacinas polivalentes (V8 e V10). Devemos lembrar que a vacinação da Raiva é obrigatória e deve ser realizada todo ano para todos cães e gatos.

Se ainda assim o seu veterinário decidir vacinar esse animal “alérgico”, alguns cuidados devem ser tomados:

– Fazer a vacinação pela manhã e nunca no final de semana. Normalmente a reação ocorre entre 5 minutos e 6 horas pós vacinação. Assim, fazendo a vacina pela manhã, caso algo aconteça você tem como entrar em contato com o seu veterinário (o consultório ainda estará aberto e o seu animal poderá ser medicado).

– O seu veterinário deverá prescrever medicação preventiva por via oral 3 a 4 dias antes da vacina.

– No dia da vacina o seu animal deverá receber medicação injetável 10 minutos antes da vacina para prevenir a reação anafilática.

– Evitar a aplicação de vacinas polivalentes.

– Não fazer todas as vacinas no mesmo dia.

– Deixar o seu animal em observação por pelo menos 6 horas depois das vacinas.

Reforçamos que somente uma porcentagem muito pequena dos cães e gatos apresentam esse tipo de reação e por isso o procedimento da Vacinação é um ato seguro e realizado sem riscos na grande maioria dos animais domésticos.

O controle da Raiva (doença fatal para animais e para o homem) depende das campanhas de vacinação anual, assim como o controle da cinomose e outras viroses.

O serviço de Imunização do Hospital Veterinário Pet Care pode dar essas e outras informações sobre as principais indicações e cuidados com as vacinas. Agende um horário pelo telefone (11) 3743 2142.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?