QUAL O TRATAMENTO DA PANCREATITE?

21 / mar / 2013

O tratamento da Pancreatite depende da intensidade dos sintomas, mas praticamente 100% dos animais devem ficar internados para tratamento de suporte e controle da dor.

Como a doença tende a causar alterações em outros órgãos e complicações sistêmicas (generalizadas), muitas vezes os sintomas vão se agravando com o passar do tempo mesmo que o animal esteja sob tratamento.

Alguns pacientes se recuperam em questão de horas (48 horas) e outros precisam de cuidados intensivos por mais de uma semana.

Em todos os casos o inicio do tratamento deve ser feito com o animal internado em jejum pelo menos até parar de vomitar.

O tratamento consiste em:

– Fluidoterapia (soro na veia).

– Descobrir a possível causa e eliminá-la (quando possível).

– Controle da dor com analgésicos injetáveis: A pancreatite causa muita dor!!!!!

– Controle dos vômitos e consequente jejum nesse período.

– Correção de distúrbios de eletrólitos.

– Transfusão de componentes do sangue (plasma).

– Em algumas vezes uso de antibióticos.

Como existem várias apresentações dos sintomas, o tratamento vai depender de cada caso e da sua evolução durante o tratamento.

De qualquer forma, a Pancreatite é uma doença muito grave e a internação do animal  não só dará o suporte necessário para o correto tratamento, como aumentará consideravelmente as chances de cura do paciente.

Hospital Veterinário Pet Care conta com internação e UTI em dois endereços, assim como laboratório clínico e possibilidade de transfusão de sangue todos os dias do ano.

Pin It on Pinterest