Quais petiscos posso dar para meu pet?

17 / fev / 2014

Quem consegue resistir a um animal implorando com seus olhos por um pedacinho de comida? Desde criança todo amante de animais adora amamentá-los e dar comida a eles. Tem gente que gosta de mudar de ração toda semana para a alimentação ser mais divertida, o que pode causar algum problema em certos cães e gatos.

Para os gatos, um petisco delicioso é um pedacinho de peixe (cru, cozido ou enlatado), ou um pedacinho de carne (nunca crua). Mas você nunca deve oferecer pestiscos a eles enquanto estiver comendo, pois isso vai acostumar o bichano a subir na mesa e pesquisar o que tem de bom por lá.

Já com cães o problema às vezes pode se tornar mais sério: se dermos alimento enquanto estamos comendo, corremos o risco de não termos nunca mais uma refeição em paz sem que alguém fique lá embaixo da cadeira pedindo comida ou mesmo os cães maiores sumirem com o jantar da gente antes que percebemos.

Uma das coisas que temos que prestar atenção quanto aos petiscos é o consumo de calorias diárias de um cão para ele não engordar. Se dermos petiscos calóricos, devemos reduzir uma parte da ração ou aumentar a quantidade de exercício.

Dos petiscos caseiros, menos calóricos e mais recomendados (para cães que não possuem problemas de ingestão de alimento cru) recomendamos cenoura, banana, mamão, maçã e pera. Podemos também fazer gelatina bem durinha de caldo de galinha ou carne, cortar em cubinhos e oferecê-los.

Basta fazer um litro de caldo verdadeiro de galinha ou de carne em panela de pressão, colocar o conteúdo na geladeira e depois de 1 hora retirar com colher a gordura que formou no sobrenadante. Depois volte o conteúdo ao fogo e adicione dois pacotes de gelatina sem sabor. Colocar em uma forma retangular de bolo, levar a geladeira e depois de 2 horas cortar os cubinhos.

Em dias de calor vale fazer gelinhos de caldo de carne ou frango e servi-los como sorvete refrescante. Eles adoram! Além disso, podemos comprar vários petiscos em petshops como bifinhos, ossinhos e biscoitos. Prefira os produtos com menor quantidade de corante e os biscoitos devem ser dados com moderação, pois são mais calóricos.

Pin It on Pinterest