Quais os sintomas de um aborto em cadelas?

21 / maio / 2019

A morte dos filhotes (fetos) dentro do útero da cadela, levará a alterações que vão aparecendo conforme o tempo passa.

O primeiro sintoma de morte fetal (dos filhotes) é a mudança de comportamento da cadela, que para de comer, pode ter contrações da barriga e depois com o passar do tempo, pode apresentar corrimento vaginal sanguinolento, escuro ou de cheiro forte e ruim. Nessa fase você já percebe-se que ela não está bem e parece doente.

A morte dos filhotes pode acontecer a qualquer momento da gravide, bem no início ou antes mesmo depois de um parto traumático e longo. Para saber realmente se os fetos estão mortos dentro da barriga, deve-se procurar um médico veterinário e fazer um exame de ultrassom, em alguns casos também realizar o exame de RX (radiografia).

Quando fazemos o exame do ultrassom, conseguimos ver se o coração dos filhotes está batendo e se eles estão se mexendo dentro do útero. No exame de RX conseguimos ver a presença de gazes dentro do útero (o que não é normal). Se os fetos estiverem mortos dentro do útero, o médico veterinário decidirá se tem que operar ou se existe a possibilidade de usar medicamentos para abortar, o mais comum e indicado é operar a cadela e retirar o útero, pois a chance de desenvolver uma infecção uterina e muito grande, normalmente nesses casos a cadela não poderá mais ficar grávida, pois perdeu o útero.

 

 

Pin It on Pinterest