Primeiros cuidados com filhotes de gato

12 / fev / 2014

Preparamos uma lista com 10 cuidados que você precisa ter com seus gatinhos. Acompanhe:

1 – Exame de fezes: Deve ser feita a partir dos 25 a 30 dias de idade, ou no momento da primeira consulta, mas sempre antes do início do esquema de vacinação para proceder os cuidados necessários de vermifugação, preparando o seu filhote para a vacinação.

2 – Vermifugação: Após resultado do exame de fezes – ou antes caso necessário – pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, repetindo após 15 dias e depois novo ciclo no final do esquema de vacinação. Lembrar-se de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal.

3 – Vacinação: Feita em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração.

Primeira dose: Em torno de 45 a 60 dias de idade – Vacina Quádrupla

Primeira dose: Após 30 dias – Reforço da Vacina Quádrupla

Terceira dose: Após 30  dias – Última dose da Vacina Quádrupla e Vacina Antirrábica. Normalmente o esquema de vacina termina em torno do quarto/quinto mês de vida. Lembre-se sempre que se deve fazer o reforço anual em dose única.

4 – Exame de Faids/Leucemia Felina: Indica-se o exame para gatos de origem desconhecida ou cujos pais tiveram acesso a rua. Pode ser feito a partir dos dois meses de idade.

5 – Prevenção de ectoparasitas (Pulgas e carrapatos): Pode-se iniciar a partir dos 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido. A frequência dependerá da exposição e do produto.

6 – Castração precoce: Quando a opção é pela não reprodução, deve-se instituir a castração precoce das fêmeas a partir do quinto mês de vida, principalmente para  prevenir o tumor de mama e os transtornos do cio. Nos machos tem indicação para prevenir marcação de território com a urina e saídas a rua.

7 – Alimentação: Ração de filhotes até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), depois ração de adulto e, se for o caso, ração light (para gatos obesos) e ração sênior (animais senis).

8 – Banhos e escovação de pelos: Feitos de acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo, no caso de filhotes sadios, iniciar a partir dos 45 dias de vida. A frequência dependerá da necessidade.

9 – Cuidados com os dentes: Deve-se condicionar o seu animal a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida.

10 – Sorologia para toxoplasmose: Indica-se para gatos de origem desconhecida, com acesso a rua ou que se alimentam de caça e/ou carne crua, principalmente quando há contato com mulheres em idade fértil.

Pin It on Pinterest