Porque temos que vacinar cães e gatos?

01 / jun / 2020

Por que precisamos vacinar cães e gatos?

A vacinação é muito importante para a prevenção e controle de várias doenças que acometem cães e gatos. Os animais não vacinados podem ficar doentes e transmitir doenças para outros animais ou pessoas.

Através da vacinação periódica (anual) é que se faz o controle das doenças protegendo o seu pet e sua família.

 Quais são as principais doenças em cães e gatos protegidas pelas vacinas?

As principais doenças que podemos controlar com a vacinação nos cães são: a Raiva, Cinomose, Parvovirose, Coronavirose Leptospirose, Hepatite Infeciosa Canina – (CAV-1), Traqueobronquite infecciosa (CAV-2), Gripe canina, Leishmaniose entre outras. Nos gatos, temos a Raiva, doenças do complexo respiratório, Panleucopenia e a Leucemia Felina.

Essas vacinas têm que ser aplicadas todo ano?

O plano de vacinação será definido pelo seu médico veterinário de acordo com o estilo de vida de cada animal. A vacinação antirrábica em cães e gatos deve ser realizada anualmente. Todos os pets devem ser avaliados todos os anos para que possam receber os reforços vacinais, principalmente a Vacina Polivalente Canina (V8 ou V10) e felina (Tríplice, Quádrupla ou Quíntupla).

Quando fazemos a primeira vacina nos filhotes de cães e gatos?

Geralmente iniciamos a vacinação nos cachorros e nos gatos  entre 45 dias (1 mês e meio) e 2 meses. Antes nos certificamos que estão em boas condições de saúde, vermifugados, ativos e se alimentando normalmente. As primeiras vacinas se repetem mensalmente, geralmente são 3 doses e somente após os 4 meses aplicamos a vacina anti rábica.

O Hospital Veterinário Pet Care oferece atendimento 24 horas para cães e gatos todos os dias da semana, a qualquer

Pin It on Pinterest