Por que os Gatos Ronronam?

28 / maio / 2013

O ronronar é um ruído de timbre grave e contínuo que os gatos domésticos emitem com a boca fechada. É o famoso “motorzinho”. É um processo parcialmente compreendido, não há conhecimento exato sobre o porquê e como os gatos ronronam.

É muito comum observarmos gatos ronronando quando estão calmos, demonstrando prazer ou satisfação. É considerado um tipo de comunicação entre gatos e também com humanos. A fêmea pode ronronar durante o parto. O filhote começa a ronronar no segundo dia de vida. Enquanto mama, ele ronrona e a mãe, também o faz como resposta. Curiosamente, os gatos também ronronam quando estão com dor e até antes de morrerem. Estudos recentes defendem que o gato, quando ronrona, libera endorfinas, causando sensação de bem estar. Talvez este seja o motivo do gato ronronar em situações desagradáveis.

Hoje em dia, acredita-se que o ronronar é produzido pela vibração de músculos da laringe. A contração e relaxamento destes músculos formam o som pela movimentação das cordas vocais, com impulsos rítmicos de até 25 movimentos por segundo.

Outras espécies de felinos, como o lince e a jaguatirica, também ronronam. Os felinos que rugem apresentam uma diferença anatômica na região da laringe e não conseguem ronronar. São eles o leão, tigre, jaguar e leopardo.

Pin It on Pinterest