Por que meu filhote chora tanto?

15 / maio / 2014

As primeiras noites de um cão filhote em uma nova casa podem ser bem complicadas para seus donos. Isso porque os cãezinhos costumam chorar muito quando estão sozinhos e muitas vezes não sabemos qual é o motivo disso.

Assim como os bebês, os cães também usam o choro para chamar a atenção da mãe quando eles estão se sentindo sozinhos, com medo, fome ou frio. Ao estar em um novo ambiente, diferente daquele no qual ele estava acostumado, é normal que o seu filhote fique inseguro e com medo, principalmente durante a noite onde ele geralmente fica sozinho em um quartinho.

Ao chorar, ele espera que a mãe venha ampará-lo. Como está com medo, a presença de qualquer pessoa já é reconfortante, pois isso que é muito comum que ele pare de chorar com a chegada do dono e volte com os barulhos assim que ficar sozinho novamente.

Isso faz com que seu proprietário não consiga dormir durante toda a noite, por ter que levantar várias vezes para acalmá-lo. Muitas pessoas ficam, ainda, com medo de acordar os vizinhos durante a madrugada ou receber alguma reclamação do condomínio.

Então, o que fazer?

Você pode levá-lo para dormir com você. Para as primeiras noites, essa é a melhor opção. Após dois ou três dias, seu filhote estará mais familiarizado com a nova casa, com os barulhos e cheiros, assim fica mais fácil a adaptação para o cantinho onde ele dormirá sempre, então ele poderá passar a noite sozinho a partir de então.

Outra opção é preparar um quartinho bem confortável para seu cãozinho. Pode ser um cantinho ou uma casinha com uma manta bem aconchegante. Se for possível, deixar o cheiro de mãe na manta pode ajudar muito (você pode fazer isso antes de leva-lo para casa, passando a manta ou um pequeno pano sobre a pelagem da mãe).

Pin It on Pinterest