POR QUE CORTAR AS UNHAS DOS CÃES E GATOS?

02 / maio / 2013

Assim como as nossas unhas, as unhas dos cães e gatos também crescem continuamente e necessitam de desgaste natural ou então devem ser cortadas.

Os cães gastam suas unhas com as atividades normais de caminhada e contato (atrito) com o solo.

Animais que vivem, em apartamentos e/ou pisos lisos tem que ter as suas unhas cortadas (aparadas) periodicamente. Se não cortamos as unhas elas acabam interferindo na “pisada” do animal e então causam deformidades posturais, perda de equilíbrio e, muitas vezes, quedas por escorregar no chão (perdem o contato das almofadinhas).

Se as unhas estiverem muito grandes podem inclusive entrar na pele do animal (depois de fazer uma curva natural do seu crescimento) e causar muita dor, principalmente a unha do “dedão” que não encosta no chão nunca. Outras vezes essas unhas muito grandes e longas se quebram naturalmente ou são arrancadas acidentalmente quando se enroscam em algo como cobertores, roupas, causando muita dor e sangramento.

Animais mais velhos que andam pouco também apresentam suas unhas mais compridas piorando ainda mais o já deficiente equilíbrio e causando dor e desconforto ao caminhar. Nesses animais o corte das unhas deve fazer parte dos cuidados paliativos de manutenção do animal senil, pois a unha curta vai ajudar muito na caminhada já limitada desses animais impedindo que sofram quedas por desequilíbrio.

Já os gatos, normalmente, gastam suas unhas nas famosas “arranhadas” nos móveis e troncos de árvores. Esse hábito felino, muitas vezes, pode ser suficiente no controle do desgaste das unhas.

Às vezes, vemos alguns gatos com unhas compridas, pois não gastam e, às vezes, não tem onde aranhar as unhas e assim devem ser cortadas. Outro motivo para cortar as unhas dos gatos é evitar alguns acidentes por arranhaduras, principalmente quando vamos medicar os animais, dar banho ou simplesmente pegá-los no colo.

Recomendamos o corte de unhas somente em Pet Shop ou no Veterinário, pois se não soubermos o limite de corte vamos causar sangramento intenso e muita dor.

Nas unhas mais claras o vaso que irriga a unha é facilmente identificado, mostrando assim o limite de corte. Já nas unhas escuras não podemos identificar esse limite e assim se cortarmos no local errado, então muito sangue vai sair daí. Nesses casos além da dor vamos causar um grande trauma no animal podendo inclusive, por memória negativa, não deixar mais cortar ou mesmo tentar morder para evitar o corte de unhas.

Pin It on Pinterest