Pneumotórax em cão causado por rompimento de bolha pulmonar

28 / mar / 2014

Em cães, muitas vezes, pode ocorrer um problema chamado pneumotórax espontâneo. Isto significa que houve uma ruptura em algum pulmão e está havendo extravasamento de ar para a cavidade torácica e que se não for prontamente corrigido o animal morrerá sufocado, pois o pulmão não conseguirá se expandir para captar oxigênio.

Isto acontece porque se formam bolhas na parede do pulmão que podem se romper de uma hora para outra. Pode acontecer de o cão vir para uma radiografia de tórax por qualquer outra suspeita e acharmos a bolha. Vamos recomendar cirurgia. O problema é que, quando ela rompe, o animal vem com falta de ar e ao fazer o RX de tórax vemos que está cheio de ar fora do pulmão e, dependendo do quadro, recomendamos uma cirurgia chamada toracotomia exploratória para acharmos onde está o problema e corrigirmos prontamente.

Este problema pode acontecer mais comumente em Husky Siberiano, mas em outras raças também ocorre em qualquer época da vida.

Animais com falta de ar devem ser levados imediatamente ao veterinário, de preferência com suporte hospitalar e estrutura 24 horas. O Petcare oferece toda a estrutura acima.

Loba, esta linda cadela, teve rompimento de bolha pulmonar, foi diagnosticada e operada no PetCare, ficou em recuperação na UTI e em menos de 1 semana voltou para casa!

Ficamos muito satisfeitas com a competência e a humanidade dos veterinários da UTI: Dr. Adalberto, Dra. Bruna e Dra. Barbara, assim como do atendimento da recepção. Agora a Loba foi para a internação e não vemos a hora de voltar para casa com ela! Abraço, Alessandra e Helena, tutoras da Loba.

Pin It on Pinterest