Pneumonia em Cão

31 / mar / 2011

Essa cadela whippet deu entrada no PetCare com dificuldade respiratória e muita dor na região dorsal. Não apresentava febre no momento. Após exame clinico (animal com muita dor na região da coluna torácica), foram feitos exames de sangue e Raio X da coluna toraco lombar (foto 1) onde observamos parte da área pulmonar com aspecto normal e coluna sem alterações.

Acabamos internando o animal com oxigênio nasal, medicamentos para dor e os resultados do exame de sangue foram compatíveis com quadro infeccioso.

No dia seguinte fizemos nova radiografia pulmonar (foto 2 e 3) e  neste momento aparece uma imagem radiográfica compatível com o diagnóstico de pneumonia. O animal foi tratado, respondeu bem clinicamente e cinco dias após a imagem radiográfica (Foto 4) já apresenta intensa melhora.

O interessante deste caso é que o animal apresentava todos os sintomas de uma PNEUMONIA mas radiograficamente só foi constatado um dia após.

É um caso raro, pois pneumonias agudas são raras em animais a não ser em casos de aspiração de conteúdo gástrico (vomito ou refluxo), o que não foi o caso deste animal.

Veja fotos abaixo

Foto 1

Foto 2

Foto 3

 

Foto 4

Pin It on Pinterest