Home / CÃES / Casos Clínicos / PKD OU DOENÇA RENAL POLICÍSTICA EM GATOS PERSAS

Doença renal policística, também conhecida como PKD é uma doença muito comum em gatos persas e/ou de pelos longos como o Himalaia e exóticos de pelo curto. Ela é uma condição hereditária autossômica dominante, de progressão lenta e irreversível que vai resultar em um quadro de insuficiência renal, com sinais clínicos semelhantes aos dos gatos com doença renal crônica de outra origem.

Essa doença pode aparecer em machos e fêmeas e já pode ser diagnosticada em gatinhos com menos de 6 meses de idade pelo exame de ultrassom.

Os sintomas podem aparecer em torno de 7 anos de idade e estima-se que, 40% de todos os gatos persas e persa relacionados, são afetados. Nem todos os gatos com PKD desenvolvem o quadro de insuficiência renal.

Se você tem um gato Persa, ou parecido com essa linhagem, pode fazer um diagnóstico precoce com exame de ultrassom e deve observar se ele apresenta alguns desses sintomas:

– Desânimo;

– Falta de atividade física, ficando muito cansado;

– Diminuição do apetite;

– Aumento da sede e fazendo muito urina;

– Perda de peso;

– Náusea ou vômitos ocasionais.

Diagnóstico:

Hoje temos um teste genético, que pode ser feito já a partir de 2 meses de idade, para os gatos suspeitos como forma de diagnóstico. Para outros, o diagnóstico pode ser feito pelo exame de ultrassom, e para os que já tem sintomas, além desses exames, outros podem ser solicitados, como: função renal, eletrólitos, hemograma, exame de urina etc.

Tratamento:

Não há nenhum tratamento específico para a PKD. O tratamento é o mesma que para a insuficiência renal crônica de qualquer causa, com dieta especifica, Fluidoterapia e medicações na tentativa de controlar os sintomas.

Prevenção:

Infelizmente não há nenhuma maneira de retardar a progressão ou prevenir o aparecimento de insuficiência renal crônica, uma vez que tenha sido diagnosticada PKD. Quando se sabe que na família existe casos de PKD, deve se evitar a reprodução desses animais para evitar que e essa característica genética seja passada para a frente. Assim, os animais afetados com PKD devem ser castrados e retirados da reprodução.

Se você tem um gato Persa ou de linhagem parecida, entre em contato conosco para os exames preventivos, como Ultrassom e função renal, ou se você pensa em reproduzir um gato dessa raça, podemos fazer um  exame genético para saber se ele tem o gene dessa doença que poderia passar para os seus descendentes.

Artigos Relacionados
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?