PIOMETRA DE COTO. O QUE É ISSO?

07 / fev / 2013

A Piometra de Coto ou de Colo de útero é um problema incomum em fêmeas castradas de cães e gatas, geralmente quando os ovários não são retirados e/ou se tem algum agente infeccioso (bactéria) no local.

Essa Piometra também é confundida com uma inflamação local, muitas vezes causadas pela reação ao fio utilizado na cirurgia de castração, podendo ter ou não uma infecção associada.

Por que isso acontece?

Se durante a castração os ovários ou uma parte deles não é removida, existe então a produção do hormônio progesterona (geralmente nesse caso o animal ainda mantem os sinais de cio), fazendo com que esse resquício de útero (coto) sofra ação desse hormônio, aumentando de tamanho e produzindo o sangramento comum ao cio que por alguma razão acaba se contaminando com uma bactéria. Essas bactérias geralmente provem da vagina e causam um infecção desse liquido levando então ao que chamamos de Piometra de Coto.

Já um granuloma de coto pode ocorrer se o tecido uterino reage ao fio de sutura usado quando a cadela ou gata é castrada, podendo se infectar ou não com uma bactéria. Nesse caso não existe ovário ou hormônio envolvido nesse processo.

Como é feito o diagnóstico.

Normalmente a suspeita acontece quando um animal castrado começa a apresentar sinais de cio e/ou corrimento vaginal sanguinolento ou parecido com pus. A partir desses sinais o método de diagnóstico mais preciso é o exame de Ultrassonografia.

Exame de Rx, citologia vaginal, dosagem hormonal e exame de hemograma podem ser indicados para completa avaliação do animal.

Os sinais clínicos podem ainda incluir além dos já citados, perda de apetite, febre perda de peso e vômitos, além de beber muita água e urinar excessivamente.

O tratamento pode envolver uso de antibiótico, mas geralmente o procedimento mais indicado é a cirurgia para remoção dos ovários (se ainda existirem) e desse pedaço remanescente de útero.

A piometra de coto pode ser praticamente 100% evitada se no procedimento de castração removermos completamente os dois ovários, pelo uso de fios indicados para a sutura e tomando cuidado com possíveis infecção oportunistas no pós cirúrgico imediato.

O Hospital Veterinário Pet Care conta com atendimento 24 horas e com serviços de apoio diagnóstico para o atendimento, diagnóstico e tratamento de seu animal com suspeita de Piometra de coto.

Pin It on Pinterest