Picada de animais peçonhentos: perigo para seu cão e gato

02 / maio / 2016

Animais peçonhentos são aqueles capazes de inocular veneno. Os acidentes mais comuns ocorrem com cobras, escorpiões, abelhas e aranhas. Eles são perigosos tanto para os humanos quanto para outros animais. Quem mora em regiões próximas a rios, lagos, matas, lixões, terrenos abandonados ou zona rural está mais susceptível a picadas dos animais peçonhentos.

Caso seu animal seja picado, se possível, a primeira coisa a se fazer é tentar identificar qual animal peçonhento está envolvido no acidente. Não se deve tentar remover o veneno fazendo perfurações, cortes ou garrotes no animal. Leve-o diretamente ao veterinário para atendimento emergencial e deixe que o tratamento seja realizado por um profissional.

A gravidade dos sintomas depende do tipo de agressor, da região acometida, da quantidade de veneno e do tipo de reação no organismo do animal.

Picadas de cobras podem acometer cães e gatos, sendo mais frequentes em cachorros que vivem em áreas rurais e ficam livres para explorar o território. Em gatos, a região do corpo mais afetada é a abdominal; e, nos cachorros, são os membros (braços e pernas) e a face.

Os sintomas são inchaço e sangramento no local da picada, nas gengivas, narinas, urina ou no vômito. Também pode ocorrer fraqueza, depressão, dificuldade de respirar, aumento da frequência cardíaca, pressão alta e insuficiência renal.

O tratamento é realizado com a limpeza do local acometido e aplicação de soro antiofídico na veia. Geralmente, a internação do animal é indicada para acompanhamento do quadro.

Picadas de aranhas, principalmente as mais peludas, causam muita dor local e coceira (reação alérgica). Em casos mais graves, se o animal lamber o local da picada, ele pode apresentar dificuldade respiratória grave. A aranha marrom também é muito perigosa, promovendo grandes áreas de necrose (perda de pele em grande extensão). O animal também pode ter alterações em órgãos internos (rins), anemias e sangramentos.

Picadas de escorpiões dificilmente são fatais, mas causam muita dor local e vermelhidão na região acometida pela inoculação do veneno.

Picadas de abelhas geralmente provocam reação alérgica, causando, principalmente, dor e inchaço na região da face (ao redor dos olhos e lábios), e coceiras por todo o corpo. A picada pode levar até ao edema de glote e, consequentemente, dificuldade respiratória em casos de animais mais sensíveis.

Independentemente do tipo de picada que seu animal levar, ele deve ser encaminhado ao atendimento veterinário para tratamento emergencial e diminuição da chance de complicações do quadro.

Pin It on Pinterest