Outubro Rosa: fique atento ao câncer de mama em cadelas e gatas

07 / out / 2020

Nas cadelas a propensão da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50% é o que afirma o portal do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Já em gatas a ocorrência de câncer de mama tem incidência de 20% e 30%

A prevenção de tumores mamários em cadelas e gatas ainda é a melhor opção. A recomendação é que façam o exame frequente de palpação ao longo das duas cadeias mamárias. O diagnóstico e o tratamento precoce da lesão ainda é a melhor maneira de proporcionar um prognóstico e, para algumas pacientes, a possibilidade de conferir a cura do tumor.

O mês de outubro chega para reforçar a necessidade de o tutor fazer essa avalição em casa e, ao detectar algum nódulo ou aumento de volume, recomenda-se que o animal seja levado ao médico-veterinário para avaliação clínica e orientação sobre a melhor abordagem de diagnóstico e tratamento.

O risco de desenvolver carcinomas mamários é de 0,05% em cadelas castradas antes do primeiro cio e houve redução de até 91% [da doença] em gatas castradas antes dos 6 meses de idade. No entanto, a idade de castração ainda é um tópico de discussão considerando-se o risco de problemas ortopédicos ou outras neoplasias. Por esses motivos, temos indicado a castração entre o primeiro e segundo cio.

Tratamento

O tratamento mais apropriado ainda é o cirúrgico, especialmente quando está restrito à mama. Em casos de tumores malignos agressivos, de acordo com critérios e indicadores relevantes de malignidade, o profissional indica a realização de quimioterapia antineoplásica no pós-operatório, como tratamento complementar, na tentativa de melhorar o prognóstico e aumentar a sobrevida.

A radioterapia também é uma opção, podendo ser indicada em alguns casos de tumores que não são operáveis.

O Pet Care possui Centro de Radioterapia e estrutura hospitalar completa para cirurgia de castração e tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CFMV

 

Pin It on Pinterest