Outro gato engoliu uma agulha

15 / jun / 2011

Lembram se do gatinho que engoliu uma agulha em 11 de Maio? (O meu gato engoliu uma agulha) Pois isso é tão comum que  no sábado atendemos outro caso.

O Mimo um gatinho jovem de 1 ano de idade, foi surpreendido brincando com uma agulha e quando a proprietária foi retirar ele engoliu. Na mesma hora procurou o nosso serviço e mediante exame de rx, visualizamos a agulha. O Mimo foi então anestesiado e por sorte a agulha tinha se alojado na entrada da garganta. Assim foi mais fácil fazer a retirada com o auxílio de uma pinça.

Nem sempre é fácil assim. Contamos com um pouco de sorte desde o momento que o proprietário viu engolir até o fato de ter parado na cavidade bucal. Muitas vezes só descobrimos quando o animal tem um peritonite por perfuração de estômago ou intestino.

Uma dica que vale tanto para cães como gatos: Quando o seu animal estiver brincando com algo que possa oferecer perigo de ingestão (agulhas, veneno, remédios), nunca tente retirar isso dele sem oferecer algo em troca. Chame o seu animal pelo nome calmamente mostrando ou oferecendo a ele algo que goste muito como um brinquedo, uma comida ou petisco. Se tentar retirar abruptamente ele fatalmente vai engolir.

 

Se oferecer algo em troca a chance de largar o objeto perigoso e vir buscar o que esta oferecendo é grande. Muito cuidado sempre com o que fica ao alcance do seu pet. Eles experimentam tudo com a boca.

 

Pin It on Pinterest