Olhos Vermelhos em cães e gatos. O que pode ser?

07 / jan / 2020

Olhos vermelhos são um sintoma comum a várias doenças que podem afetar os cães e gatos. Para cada uma delas há um diferente tratamento, e por isso é importantíssimo que se faça um diagnóstico rápido e preciso.

Algumas das afecções que podem causar olhos vermelhos são consideradas urgências oftalmológicas por colocarem em risco a visão do paciente, além de causarem dor e desconforto.

Entre elas estão o glaucoma (aumento da pressão do olho), e as úlceras de córnea (lesões na camada mais superficial do olho).

Outras doenças podem ser crônicas e ter um desenvolvimento mais lento como a doença do olho seco. Nem por isso, esses casos devem ser negligenciados, uma vez que frequentemente evoluem pra condições mais graves.

Há ainda casos em que os olhos vermelhos são um sinal de doenças sistêmicas como o que acontece em algumas conjuntivites e uveítes (inflamação da parte vascular do olho).

Em cães podem ser um sintoma de cinomose, linfoma, doença do carrapato, diabetes, entre outras.Nos gatos podem ser causados, por exemplo, pelo vírus da  FIV, FeLV, PIF , fungos e neoplasias.

Como se pode perceber, um sintoma comum, que pode facilmente percebido pelos tutores pode indicar várias doenças importantes nos cães e gatos. Portanto, se o seu pet apresentar um ou ambos olhos vermelhos, leve-o imediatamente para ser avaliado por um médico veterinário capacitado.

O Pet Care é um Centro Veterinário 24 horas que tem toda estrutura hospitalar e de exames no mesmo lugar. Temos especialistas em oftalmologia veterinária que atende mediante agendamento.

Olhos vermelhos em cães

Cirurgia oftalmológica em cão

Cirurgia oftalmológica

 

Pin It on Pinterest