O Perigo do seu Animal Revirar o Lixo

25 / abr / 2013

Um dos grandes problemas de saúde de alguns cães, é que muitas vezes eles roubam o lixo. A pergunta é: Por que os vira latas (de rua) que tem acesso ao lixo não ficam doentes?

Primeiramente porque estão acostumados a comer diversos tipos de alimento e em segundo lugar se ficarem doentes ninguém sabe pois eles não tem dono.

Nossos cães comem, geralmente, a mesma ração todos os dias e estão acostumados a digerir aquele tipo de alimento.  Imaginem se nós temos uma dieta super equilibrada, não comermos frituras, pouco sal e de repente sairmos para comer uma feijoada, batatas fritas, muito chopp e doces. É assim que seu animal poderá se sentir!

Quando o animal come lixo ele vai encontrar restos alimentares que podem causar desde uma indigestão leve até um problema sério de vômitos e diarreia com sangue, podendo ter também uma pancreatite, e aí o problema será realmente sério!

Outro problema é que quando ele está se alimentando de restos no lixo pode engolir pedaços de plásticos, tampinhas de garrafas pet, tivemos casos de animais que engoliram a redinha que envolvia o salame e acabaram tendo que ser operados por obstrução intestinal.

No lixo também pode haver um número muito grande de bactérias que causam botulismo, aquelas bactérias que contaminam lata de conservas (que ficam estufadas) e matam pessoas. O botulismo é igualmente fatal em cães.

O melhor é nunca acostumar o seu animal a comer restos alimentares da casa, oferecer sempre uma ração de boa qualidade, deixar o lixo fora do acesso dos animais e em caso de suspeita de intoxicação levá-lo rapidamente ao veterinário.

Pin It on Pinterest