O Desenvolvimento do Filhote de Cão:

18 / jun / 2012

A primeira semana de vida de um filhote é gasto basicamente dormindo e comendo. O sono é muito importante nesta fase por que o crescimento ocorre enquanto o cachorro está dormindo. Os olhos estão fechados e os ouvidos que parecem subdesenvolvidos estão grudados à cabeça. Os filhotes nascem cegos, surdos e sem dentes. Em 2 semanas, o filhote vai abrir os olhos e em menos de 3 semanas, as orelhas também estarão abertas.

Nesse período o filhote vai começar a ver, cheirar e ouvir os sons e já pode ser iniciado em alimentos para cães (papinha de desmame e depois ração macia). Eles agora interagem com seus irmãos e os dentes de leite irão aparecer em 3 a 7 semanas de idade.

No periodo de 3 a 7 semanas, o filhote vai crescer rapidamente e já vai se tornando independente da mãe, necessitando dela somente como protetora e educadora. Com 9 semanas de idade, o filhote já estará pronto para ser levado para uma casa nova e ser introduzido a uma nova família.Tudo isso acontece de uma forma muito rápida e eficiente.

Filhotes devem ser alimentado com ração de filhote de acordo com a raça (tamanho) até o primeiro aniversário, pois esta é a principal fase de crescimento do cão. Alimento para cães adultos que não é indicado para filhotes não é recomendada durante a fase de crescimento.

Exercício devem ser estimulados para o cão em crescimento, mas tem que se ter bom senso, pois pode causar lesões de esforço em raças maiores ou mais afoitas.

 

Pin It on Pinterest