Não deixe seu animal brincar com fios de lã ou agulhas

17 / nov / 2015

É comum os gatos brincarem com novelos de lã, cadarços, linhas, fitilhos, fio dental, fio com agulhas, entre outros. Eles são muito atrativos para os gatos como brincadeira, porém alguns deles acabam engolindo esses objetos – e isso pode gerar um quadro muito grave chamado de Corpo Estranho Linear. A linha pode ou não ficar presa na base da língua, enquanto o restante do fio vai progredindo e causando sérias lesões ao esôfago, estômago ou intestino.

Atendemos no Pet Care uma gata com perda de peso e vômitos depois de comer.  No exame clínico, foram observadas úlceras dentro da boca do animal. Também foi realizado RX de cabeça e observado uma agulha dentro da boca do animal, como se pode ver nas imagens abaixo:

A gata precisou ser anestesiada para retirada da agulha e, junto com esta, veio uma pequena parte de uma linha. Neste caso, o animal teve sorte, pois a agulha e a linha não entraram no esôfago seguindo para estômago e intestino, o que causaria danos maiores.

Sintomas

Os sintomas só aparecem quando o quadro já está bastante avançado. Se o proprietário não viu o animal comer a linha ou agulha, fica muito difícil concluir o diagnóstico. Os principais sintomas são vômito, falta de apetite, perda de peso, desidratação e febre.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito por meio de exames de imagem como RX ou Ultrassom abdominal, além de exames de sangue para descartar infecção.

Tratamento

O tratamento é sempre cirúrgico para remoção do fio, e muitas vezes o animal precisará de cuidados intensos no pós-operatório, ficando internado.

Concluindo: não deixe disponível este tipo de objeto, pois pode trazer graves consequências.  Se você viu seu animal engolindo uma linha, não tente removê-la, e sim leve-o imediatamente ao veterinário para atendimento.

Pin It on Pinterest