Meu cãozinho está cheirando mal, o que pode ser?

01 / jul / 2014

Seu cãozinho anda “cheirando mal”? Este odor pode ser causado por algumas doenças. As principais são:

– Malassezia: Levedura que atinge a pele de cães com doenças de pele crônica onde se coçam muito. O aspecto da pele é escuro e parece pele de elefante. Cheiro de característica “azedo”.

– Bicheira ou Miíase: Feridas infectadas por larvas de mosca. Cheiro de carniça.

– Otite purulenta: Infecção do ouvido por onde sai bastante secreção amarelada.

– Abcesso da glândula ad-anal: O cão e o gato têm duas glândulas laterais do ânus que secretam um líquido igual aos gambas quando estão com medo. Muitas vezes se infectam e produzem um abcesso que rompe ou sentem medo e liberam a glândula. Cheiro de podridão.

– Doença periodontal e tumores de boca: Animais com alto grau de infecção oral por causa do acúmulo de tártaro e presença de tumores na boca infecionados causam um mau cheiro de podridão também.

– Pioderma de dobra labial: Muito comum nos cockers, essa infecção de pele causada pela dobra labial inferior provoca um mau cheiro parecido com a da doença periodontal.

Geralmente os proprietários reclamam que os animais tomam banho e continuam fedidos. Muitos destes animais são jovens e ainda não tem problema de tártaro dentário. Existem tratamentos para todos estes problemas acima, mas o veterinário precisa diagnosticar qual é a doença de base e instituir o tratamento necessário.

No Pet Care Hospital Veterinário 24hs temos a equipe de especialistas na área dermatologia, odontologia e a equipe de pronto atendimento para atender animais com problemas de mau cheiro.

Pin It on Pinterest