Meu cachorro tem medo de chuva e trovões. O que eu faço?

27 / out / 2014

Muitos cães – filhotes e adultos – têm medo de chuva e de trovões. É claro que os donos acabam ficando com dó e fazem de tudo para acalmar seus animais de estimação, mas… qual é a melhor maneira de acalmá-lo? E como fazê-lo perder o medo de trovões?

Os cães não se assustam necessariamente com o volume dos ruídos (embora eles tenham a audição de 2 a 3 vezes melhores do que a nossa), mas sim pelo perigo que eles podem representar. Os cães têm medo porque determinados barulhos podem significar que algo perigoso e ameaçador está se aproximando – e, como eles não sabem o que é, tendem a se esconder ou buscar proteção com o dono.

A melhor maneira de acalmá-los é mostrar que esses barulhos não representam nenhum perigo a eles. Mostre que o seu cão está seguro, agindo naturalmente (sem aquela proteção excessiva) e tente distraí-lo com algumas atividades, como por exemplo: faça brincadeiras com ele ou ofereça alguns petiscos.

Outra dica é levar o cão para um cômodo silencioso da casa durante alguns minutos e expor ele de volta ao barulho aos poucos. Por exemplo: chame toda a família, ligue o rádio com uma música calma e faça uma “bagunça”, de modo que o barulho externo volte gradativamente e o animal passe a ter mais segurança com isso.

Existem casos onde o cão pode entrar em desespero, urinar involuntariamente, vomitar, ter convulsões e até mesmo fugir apavorado. Em situações desse tipo, a distração não será suficiente, sendo necessário que um Médico Veterinário receite previamente o uso de calmantes ou relaxantes musculares.

Pin It on Pinterest