Home / CÃES / Casos Clínicos / MEDICAMENTOS MANIPULADOS PARA CÃES E GATOS

Quase sempre, depois de uma consulta, saímos do consultório veterinário com uma receita nas mãos e uma lista de medicamentos para serem ministrados ao nosso cão ou gato.

Nem sempre essa tarefa é fácil e muitas vezes sofremos na tentativa de oferecer um medicamento na boca de um animal que já não está bem de saúde.

Há alguns anos a oferta de medicamentos veterinários era reduzida, mas hoje já contamos com medicamentos feitos especialmente para cães e gatos e que são vendidos nas clínicas, hospitais ou Pet Shops.

Medicamentos veterinários são formulados de acordo com a dosagem indicada para essas espécies respeitando características de digestão e metabolização, além, é claro, de ser mais palatável e com gostos que eles toleram mais do que de alguns medicamentos da linha humana (vendidos em farmácias).

Mesmo assim, muitas vezes temos que prescrever medicamentos de linha humana por não existirem medicamentos similares na linha veterinária ou por uma questão de custos.

Muitas vezes temos a opção de mandar manipular esses medicamentos nas dosagens desejadas, quando não encontramos dosagens de acordo com o peso do paciente. Nesse caso, devemos ter muito cuidado na escolha da farmácia de manipulação, dando preferência à farmácias veterinárias onde os medicamentos podem vir em apresentações palatáveis aos cães e gatos sendo mais fácil de administrar.

Hoje temos várias farmácias veterinárias que manipulam esses medicamentos na forma de biscoitos, pastas com sabores de bacon ou carne, em xaropes com sabores de peixe ou outras apresentações atraentes aos cães e gatos.

Nesse caso, temos que tomar muito cuidado ao guardar esses medicamentos, pois já atendemos muitos casos de animais que “roubam” esses comprimidos ou biscoitos medicinais, levando a quadros graves de intoxicação.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?