Home / CÃES E GATOS / Lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais

Montamos uma lista com os problemas endócrinos mais comuns que podem afetar nossos animais. Tenha essas informações sempre por perto para saber identificar os sintomas e levar o seu pet ao especialista, caso seja necessário.

– Diabetes Mellitus: excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso; perda de peso e aumento da taxa de açúcar no sangue (comum em cães de pequeno e médio porte, gatos mais velhos e obesos, nos cães de grande porte é mais comum em Labrador e Rotweiller).

– Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo: excessiva ingestão de água e de comida; urina em excesso; ganho de peso; dilatação ou distensão do abdômen; pelos ralos e finos, devido à produção excessiva de hormônio cortisol (muito comum em raças pequenas e médias, como Poodle, Yorkshire, Maltes, Teckel, Schnauzer etc).

– Síndrome de Addison ou Hipoadrenocorticismo: diarreia; perda de peso; moleza; tremores; pouca ou nenhuma ingestão de água.

– Hipertireoidismo felino: magreza excessiva; temperamento bravo, ativo e/ou irritado; excessiva ingestão de água e comida; urina em excesso (acomete mais gatos idosos).

– Hipotireoidismo canino: em cães mais velhos (principalmente as raças Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, Beagle e Pinscher), sonolência; ganho de peso; seborreia; problemas de pele e de ouvido.

– Alopecia X: ausência de pelos, parecendo careca na parte do tronco do corpo (principalmente Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão).

– Obesidade: ganho de peso; fome excessiva, sem outros sinais clínicos (todas as raças).

– Diabetes insipidus: excessiva ingestão de água e urina em excesso (acontece de forma repentina, devido à falta de hormônio que concentra a urina, doença endócrina mais rara).

Caso seu melhor amigo tenha algum desses sintomas, marque uma consulta com um endocrinologista veterinário em uma das nossas unidades.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?