Leucemia em cães e gatos

25 / mar / 2014

As Leucemias são um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea (tecido localizado dentro dos ossos que produz as células do sangue: as vermelhas, as de defesa e as de coagulação).

Essa doença pode atingir tanto cães como gatos. Ela é rara nas duas espécies, mas no gato pode estar associada a alguns vírus, como o vírus da aids felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

Existem vários tipos de Leucemia, que variam de acordo com o tipo de célula envolvida e a gravidade. Dependendo do tipo de Leucemia, ela pode afetar desde animais jovens até idosos, de todas as raças e tamanhos.

Em alguns casos, a Leucemia pode estar “escondida” e não aparecer no exame de sangue comum. Mesmo quando ela aparece no exame de sangue comum, é importante fazermos o exame direto do material da medula óssea, conhecido como punção e citologia de medula – mielograma. Esse exame é como se fosse um hemograma, mas do “sangue” que ainda está dentro da medula.

A realização dos exames específicos é muito importante, pois muitas vezes as Leucemias são confundidas com outras doenças, inclusive outros tipos de câncer.

Atualmente na medicina veterinária também possuímos possibilidade de tratamentos para os diferentes tipos de Leucemia, além de veterinários especializados em oncologia e hematologia.

Normalmente, os sintomas das Leucemias são comuns, como fraqueza, falta de apetite, dor e perda de peso, podendo haver febre. Assim, se seu animal apresentar qualquer alteração, procure um veterinário.

O Hospital Veterinário Pet Care possui toda a estrutura para a realização dos exames diagnósticos e para o tratamento, assim como os melhores especialistas nessas áreas, 24 horas!

Pin It on Pinterest