Lavagem de ouvido em cães

16 / out / 2014

Já comentamos aqui no blog sobre como descobrir se o seu cão ou gato está com dor de ouvido (CLIQUE AQUI para ler). Em casos desse tipo, o processo de lavagem de ouvido em cães e gatos pode ser indicado para tratamento de otites (infecções de ouvidos) crônicas e de difícil tratamento.

Muitas vezes nos deparamos com problemas de ouvidos que não conseguimos tratar ou que voltam depois de um tempo de tratamento com aparente cura. O animal com esse tipo de problema pode receber indicação de fazer uma lavagem interna de ouvido.

Esse procedimento requer anestesia geral, pois o processo pode ser doloroso e o animal precisa ficar quieto para que o ouvido seja manipulado sem causar trauma (lesão) ao tímpano.

Assim, depois de avaliado e anestesiado, o ouvido do animal é lavado com um aparelho especial que injeta água e produtos especiais dentro do ouvido, forçando um turbilhonamento dentro do ouvido e sugando depois todo o conteúdo: líquido, cera, secreção, crostas etc.

Em alguns casos, não é uma infecção que causa desconforto ao animal e sim tampões de cera endurecida que ficam na parte mais interna do ouvido e que incomodam muito o animal. Estes casos também têm indicação de lavagem interna de ouvido.

No Hospital Veterinário PET CARE esse serviço é oferecido pelo Serviço de Dermatologia mediante agendamento e avaliação do animal.

Pin It on Pinterest