INTOXICAÇÃO POR CREOLINA EM CÃES E GATOS

06 / mar / 2013

Muitas vezes atendemos cães e gatos intoxicados, pois estiveram em contato com creolina, um desinfetante que pode ser utilizado quando os animais estão com bicheira ou na própria limpeza de casa ou do canil.

Infelizmente, este produto pode causar lesões gravíssimas nos rins e fígado destes animais, queimaduras extensas na pele por ser bastante irritativo, lesão nos pulmões, muito vômito, diarreia com sangue e até mesmo convulsionar.

Quando o animal for exposto por engano a este agente químico (creolina), o importante é lavar a área com muita água fazendo o possível para retirar o máximo do produto e levá-lo imediatamente ao veterinário, pois é um tratamento bastante complicado e muitos animais acabam morrendo.

Hoje em dia, existem desinfetantes de ambiente próprios para tirar o cheiro do canil, feitos a base de amônia quaternária, muito mais eficiente e com baixa toxicidade, desde que usado corretamente (as instruções de como diluir o produto na água vêm no rótulo).

Para tratamento de bicheiras, jamais usar creolina para retirada das larvas sem consultar um médico veterinário, nem mesmo o spray roxo mata bicheiras porque se o animal conseguir lamber a área afetada também poderá se intoxicar.

O conselho é: quando for usar algum produto químico em casa ou no seu animal consulte um veterinário antes!

Pin It on Pinterest