Intoxicação por “Chumbinho” (Carbamato)

08 / fev / 2012

Não é raro atendermos em nosso serviço de emergência animais intoxicados, um dos casos mais frequentes é a intoxicação por chumbinho.

A organização Mundial de Saúde estima que ocorram cerca de três milhões de envenenamentos humanos por pesticidas por ano, em todo o mundo, e cerca de mais de 220.000 mortes. Estes envenenamentos têm se tornado um dos maiores problemas de saúde pública nos países em desenvolvimento. Este número não é conhecido em medicina veterinária.

O Chumbinho é um agrotóxico muitas vezes vendido ilegalmente para controle de infestações por ratos (ele não foi desenvolvido para este propósito). Geralmente é proveniente de lotes desviados de lavouras ou de cargas roubadas.

É vendido de forma ilegal em algumas casas agropecuárias em frascos que nem mesmo têm rótulos.

Embora a intoxicação criminosa seja de grande incidência, a intoxicação acidental, em casa, quando utilizado de forma incorreta é bastante comum. Desta forma, grande parte dos acidentes e mortes poderiam ser evitadas.

Esse é o Robinho, que foi intoxicado quando fugiu de casa e encontrou na casa do vizinho uma porção deste veneno.

O “chumbinho” tem este nome devido sua aparência, é um granulado cinza.

Ele age em sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando a dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, broncoespasmo (fechamento de vias aéreas), convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte.

Não se deve tentar forçar a ingestão de leite, água, sabão, ou induzir o vômito, como o tempo entre a ingestão e inicio dos sintomas de intoxicação é curto, deve-se procurar por atendimento veterinário o mais rápido possível.

O tratamento deve ser rápido e pode incluir lavagem gástrica, medicamentos que impeçam a ação da toxina, soro, medicações aumentem a excreção da toxina além de tratamento de sintomas específicos como convulsões. Muitas vezes a internação pode ser necessária para tratamento intensivo.

O Robinho recebeu alta após 24 horas de internação e hoje veio para um retorno, ele ainda está se recuperando.

Pin It on Pinterest