Hipoadrenocorticismo em cães

31 / jan / 2014

Cães e gatos, assim como os seres humanos e muitos outros animais, têm uma glândula chamada supra-renal. Esta glândula fica vizinha ao rim e é responsável pela fabricação de vários hormônios que ajudam a controlar a pressão e o metabolismo da glicose (alimento energético das células), por isso ela é muito importante. O hormônio mais conhecido produzido pela glândula supra-renal é a cortisona.

Sempre ouvimos falar que a cortisona faz mal, mas a verdade é que não vivemos sem esse hormônio. Se tivermos que tomar comprimidos de cortisona em doses altas, teremos algumas consequências devido ao alto nível desse hormonio, mas muitas vezes ele se faz necessário.

A falta de produção de cortisona pela supra-renal causa problemas sérios e até mesmo a morte.  Os níveis de potássio no sangue ficam muito altos e fazem com que o coração bata muito devagar, o que pode ocasionar até uma parada cardíaca. A glicose sanguínea fica em níveis muito baixos causando hipoglicemia onde o animal poderá convulsionar e morrer.

Não é um diagnóstico muito fácil de fazer, muitas vezes diagnosticam como problema renal, mas, quando temos alterações de potássio, glicose e bradicardia (coração bate devagar), devemos suspeitar do problema.

O tratamento é feito com reposição hormonal e retornos frequentes. Se o seu animal fica muitas vezes sem vontade de comer, bebe muita água, desmaia ou tem convulsões, traga-o para uma consulta no Petcare e, em caso de doenças de fundo hormonal, o encaminhamos para nossa equipe veterinária de endocrinologia.

Pin It on Pinterest