Hidrocefalia em Filhotes

17 / ago / 2012

A Mel, é uma filhotinha de SRD de aproximadamente 3 meses de idade adotada já com alterações neurológicas como dificuldade ao andar, vocalização (chorando o tempo todo), alteração mental e estrabismo além do aumento visível do crânio. O diagnóstico é de Hidrocefalia, confirmado pelo exame clínico e ultra som de crânio.

O que é Hidrocefalia?

A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de liquido cerebrospinal nos ventrículos do cérebro e normalmente é observada em filhotes jovens das racas Pinscher, Chihuahua, Maltes, Lhasa Apso, Shi Tsu entre outros.

Nesses animais jovens, o liquido acumula-se no cérebro distendendo os ossos ainda moles do crânio, observando um aumento da parte frontal da cabeça. Essa compressão faz com que os olhos fiquem mais saltados, mostrando inclusive a parte branca (esclera) dos olhos.

As causas de hidrocefalia em animais jovens incluem defeitos congênitos, infecções, trauma perinatal (quedas e pancadas na cabeça), e tumores do sistema nervoso central. A causa mais comum de hidrocefalia em animais jovens é defeito congênito ou seja, ele já nasce com esse problema que vai se agravando já nos primeiros meses de vida.

As “raças toys” são mais predispostas.


Sintomas de Hidrocefalia:

– Estado mental alterado.

– Vocalização (fica chorando o tempo todo).

– Hiperexcitabilidade alternado com apatia extrema.

– Deficiência visual.

– Convulsões.

– Andar desajeitado e cambaleante.

– Inclinação da cabeça.

– Movimentos anormais dos olhos (nistagmo), além dos olhos “saltados”.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito avaliando a conformação anormal da cabeça, seguida de ultra som e rx de cranio e confirmando com exame de tomografia. Uma avaliação neurológica com o Veterinário Neurologista vai confirmar as alterações descritas acima.

Tratamento:

O objetivo do tratamento é minimizar ou evitar danos no cérebro e vai depender da severidade dos sintomas apresentados e da causa da hidrocefalia.

Prognóstico:

Hidrocefalia congênita grave tem um prognóstico ruim e geralmente resulta em morte. Embora a eficácia da terapia não possa ser avaliada sem tentar o tratamento, a severidade dos sinais clínicos se correlaciona com o sucesso do tratamento.

Alguns animais com hidrocefalia congênita têm uma resposta imediata a um tratamento médico e pode ficar estável durante um longo período de tempo.

 

 

Pin It on Pinterest