Hérnia de Disco

13 / mar / 2013

A hérnia de disco é um problema de coluna que acomete com muita frequência os cães da raça Teckel (salsichinhas ou Dachshund), principalmente na região tóraco-lombar (meio para o final  do dorso). Já os cães das raças Lhasa Apso e Beagle são os campeões de hérnia de disco na região cervical (área do pescoço).

O cão com este problema sente muita dor, começa a respirar ofegante, não consegue se levantar e pode ficar paralisado das patas traseiras.

Dependendo do tipo de hérnia, recomendamos repouso absoluto em gaiola para tentar evitar a cirurgia. Mas quando o problema é muito grave não podemos escapar da cirurgia de coluna para retirada do material herniado.

No caso do Dachshund (Teckel ou salsichas) os casos mais graves na sua maioria acometem cães jovens, entre 2 e 7 anos de idade e estes geralmente acabam precisando de cirurgia.

Para a cirurgia, precisamos de exames de RX e tomografia para saber o local exato da lesão e a quantidade de material herniado.

Em alguns casos, o problema é muito grave e acontece a mielomalácia, processo de degeneração da medula e o animal acaba não resistindo.

Se um animal apresentar muita dor, chorar muito ou uivar, não conseguir se mexer, coloque-o com muito cuidado em cima de uma prancha ou uma caminha e leve rapidamente ao veterinário. Quanto menos ele se mexer nesta hora, melhor será o seu prognóstico. Confirmando-se o diagnóstico, medidas de emergência precisarão ser tomadas.

O Pet Care possui todo suporte para diagnóstico, exames e tratamento destes animais!!!

Pin It on Pinterest