Gato ou Cachorro???

13 / fev / 2013

Um gato não é um cão pequeno  e um cão pode ser completamente diferente de um gato. Os dois animais domésticos mais comuns do mundo tem características e comportamentos diferentes, mas ambos se adaptaram a vida doméstica e podem conviver com pessoas de hábitos completamente diferentes.

Veja qual deles combina melhor com a sua vida e sua rotina. Se você tem alguma dúvida, veja aqui o que o Pet Care acredita ser as principais diferenças entre eles.

GATO CACHORRO
Vivem de 12 a 21 anos. Vivem de 11 a 16 anos.
Toleram ambientes pequenos. Dependendo da raça podem precisar de grandes espaços.
Não precisam passear na rua. Gostam de passear na rua ou em praças.
Fazem as necessidades na caixa de areia SEMPRE e não precisa ensinar: já nascem sabendo. Depende de treinamento para urinar e defecar no local desejado e podem precisar sair a rua para fazer isso.
Comem várias vezes ao dia em pequenas quantidades e nunca de uma vez. Comem duas a três vezes ao dia e não pensam em deixar para depois: limpam o prato.
Depois de adulto podem ficar em casa sozinhos se tiver água, comida e caixinha de areia por até 48 horas. Não podem ficar sozinhos e precisa receber comida 2 a 3 vezes ao dia.
É mais independente e pode gostar de ficar sozinho por algum tempo. Talvez por isso prefira pessoas adultas e solitárias. Pode ser muito dependente dos donos e gosta muito de ficar na companhia das pessoas. Sofre se ficar muito tempo sozinho.
Não demonstra abertamente o que sente e por isso é mais difícil saber quando esta doente. É muito discreto. Demonstra facilmente o que esta sentindo. Se não esta bem, você percebe na hora.
Gosta de brincadeiras  de caça e esconde-esconde. Gosta de brincadeiras mais ativas como correr, buscar bolinhas e de “rolar” com o dono no chão.
Mais difícil de medicar via oral: não tolera alguns sabores de remédio. Mais fácil de medicar via oral. As vezes é só misturar na comida.
Não precisa de muitos banhos. Pode necessitar de banhos semanais.
Não precisa de tosa. Algumas raças devem ser tosadas periodicamente.
As fêmeas tem vários cios por ano e muitas vezes ficam muito agitadas durante o cio, principalmente as fêmeas de pelo curto, como o Siamês. As fêmeas tem cios a cada 6 meses e não mudam muito de comportamento.
Machos não castrados marcam territórios. Machos não castrados também podem marcar territórios.
Podem arranhar crianças e por isso são indicados para adultos ou crianças maiores. Algumas raças não são indicadas para crianças e outras são muito dóceis.
Devem comer somente ração de gatos ou dietas ricas em proteínas. Devem comer ração de cães e toleram algum nível de carboidratos na dieta caseira.
Tem hábitos noturnos e geralmente ficam mais ativos no entardecer e a noite. Tendem a dormir durante a noite se adaptando a rotina da casa
Podem viver  em pequenos grupos de gatos ( 2 ou 3 gatos). Gostam de viver em matilhas e em companhia de outros cães, mas devem ser castrados.
Todos devem ser vacinados uma vez por ano Devem ser vacinados uma vez por ano

Pin It on Pinterest