Fezes Negras, Cocô com Sangue: Perigo!

30 / jan / 2013

Todo dono de animal deve examinar constantemente como está o cocô e xixi do seu animal, pois vai nos dar muita informação da saúde dele.

O cocô do animal deve ter formato de charuto e a cor deve variar de marrom claro a marrom escuro. Isto pode ser variável devido ao tipo de alimentação que recebe. Mesmo  os que comem ração terão diferentes cores, pois nelas tem diferentes produtos e pigmentos.

Quando um animal apresenta fezes esbranquiçadas, isto também é anormal, nela não teve a ação da bile? Ou comeu muito osso? Se persistir, é necessário levar ao veterinário.

O grande problema são quando as pessoas não percebem que seu animal está com fezes negras. As fezes ficam negras devido a um sangramento no sistema gastro intestinal (geralmente estômago e começo de intestino) e esta perda de sangue poderá tanto deixar o animal anêmico como ser um aviso de uma úlcera gástrica ou duodenal que poderá  perfurar.

Quando vemos sangue vivo nas fezes de um cão e gato, o problema pode ser  mais agudo causado por parvovirose, vermes, intoxicação por plantas, veneno de rato, infecção alimentar ou até tumor.

Por isto, é importante o dono conhecer bem o dia a dia do seu animal e em caso de notar alguma destas alterações acima levar imediatamente ao veterinário que poderá dar sequência ao tratamento e exames necessários.

Uma dica também é fazer periodicamente exames de fezes no seu animal (a cada 6 meses).

O Pet Care trabalha 24 horas e em caso de emergência com seu cão ou gato estamos  sempre disponíveis para atender em uma de nossas unidades.

Pin It on Pinterest