Meu Cão Precisa Fazer uma Biopsia. O Que é Isto?

18 / fev / 2013

Apesar do nome assustador e comprido, esse exame é bastante comum na Medicina e na Medicina Veterinária para identificar diferentes tipo de tecidos celulares (pele, nódulos, tumores, pintas, etc) e com isso dar o diagnóstico de inúmeras doenças.

Esse exame consiste na avaliação de pedaços de órgão (fígado, baço, mama, intestino, rins etc) ou tecidos (pele e nódulos) através de técnicas de coloração em um microscópio. Assim, o Veterinário Patologista vai identificar se aquelas células são normais ou não e com isso poder dizer se o animal tem alguma doença ou alteração nas suas células.

Para a avaliação desse tecido ou órgão é necessário retirar um pedaço (fragmento) do animal. Assim invariavelmente precisamos fazer uma anestesia local (se for pele ou nódulos pequenos) ou anestesia geral, se for um órgão interno como figado ou mesmo um fragmento de pele maior ou de um animal que não fica quieto.

Muitas vezes a remoção desse órgão ocorre durante uma cirurgia, como por exemplo na retirada de um nódulo na mama, quando removemos todo o tecido mamário e depois isolamos o nódulo para enviar para exame.

Esse é um exame muito importante e geralmente conclusivo, ou seja sempre se chega a um diagnóstico. Muitas vezes usamos esse exame até para identificar alergias de pele ou a presença de bactérias, fungos ou sarnas. Outras vezes, tambémusamos para identificar tumores ósseos.

Aqui no Pet Care, assim como na Medicina Humana, podemos fazer esse exame durante a cirurgia (chamado de exame trans cirúrgico). Assim, durante a cirurgia, o cirurgião retira o nódulo ou parte dele e o Veterinário Patologista, que esta dentro do centro cirúrgico, já avalia esse nódulo na hora com um microscópio e identifica o tipo de célula, podendo ajudar o cirurgião a fazer a remoção do nódulo com mais segurança. Isso é muito importante nos casos de melanomas, sarcomas e mastocitomas, geralmente na pele e que precisam ser removidos com margem de segurança, ou seja, não pode ficar nenhum pedaço desse tumor na pele do animal.

O Hospital Veterinário Pet Care, realiza esse exame com bastante frequência e o resultado completo, geralmente, fica pronto em 1 semana (pele e órgãos ou 3 semanas (para avaliação de ossos).

Pin It on Pinterest