Estro ou “Cio” em cadelas

09 / abr / 2014

Estro  (“cio”) é o período fértil das fêmeas. Quando ele ocorre, costuma-se dizer que elas estão “no cio” ou “em estação”.

As fêmeas geralmente apresentam o  primeiro ciclo estral entre 6 a 12 meses de idade. Algumas fêmeas de raças grandes podem ainda não ter o  primeiro  estro útil (ou fértil) até os 12 ou 24 meses de idade.

O ciclo completo dura cerca de 6 meses, resultando em  dois períodos de estro a cada ano. Podem ocorrer variações individuais, mas normalmente os ciclos são regulares.

O ciclo estral pode ser dividido em quatro fases:

1 – Pró-estro: Esta é a fase de início, com o aparecimento de sangramento vaginal. Normalmente dura de 4 a 9 dias. Cães machos começam a ficar muito  interessados nas fêmeas, mas elas ainda não os aceitam.

2 – Estro: Esta é a fase onde a fêmea começa  aceitar o macho e a concepção pode ocorrer. O corrimento vaginal tem aparência de clara de ovo a rosado. Normalmente essa fase dura de 4 a 13 dias. A fêmea ficará parada, posicionará  a cauda para um lado sempre que um macho tocá-la ou tentar a cobertura.

3 e 4 – Metaestro e Anestro: Estas duas fases são períodos de atividade ovariana, mas sem sinais externos significativos. Falsa gravidez (gravidez psicológica) frequentemente ocorre durante o metaestro (40 a 60 dias após o final do cio).

Pin It on Pinterest