Nefrologia e Urologia Veterinária

O Pet Care possui uma equipe qualificada e toda infraestrutura necessária para atender pacientes com problemas renais e urológicos.

Nefrologia
Na nefrologia existem as Doenças Renais Agudas (DRA), que podem ser adquiridas por bactérias (leptospirose), intoxicações, envenenamento, anestesia, stress, choque, trauma e qualquer outra doença sistêmica. A doença renal aguda leva a quadros mais graves (geralmente há vômitos, diarreia, perda de apetite e prostração intensa, podendo ter lesões em língua e gengiva), com grande possibilidade de morte do paciente, mas é passível de cura, principalmente quando há o diagnóstico precoce e tratamento intensivo imediato, que são essenciais para a reversão do quadro e a preservação do funcionamento do rim.
Temos também a Doença Renal Crônica (DRC) que ocorre em animais de qualquer idade, mas é mais comum nos animais mais velhos. Na maioria destes casos os sinais clínicos são: beber água em excesso, apetite seletivo ou nenhum apetite, emagrecimento, vômitos ocasionais, mau hálito e aumento da produção de urina (urina fica mais clara, quase como água). Neste caso não existe cura, mas há a possibilidade de tratamento e controle. Por isso é muito importante o diagnóstico precoce. Hoje, com todos os recursos disponíveis há cães e gatos convivendo com a doença e com boa qualidade de vida.

Urologia
Na urologia o mais comum são os cálculos (pedras) renais, ureterais, uretrais e vesicais (bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças. O tratamento depende de diversos fatores e em muitos casos é necessária a retirada por cirurgia. Nossa equipe de urologistas, são capazes de diagnosticar e determinar o tratamento mais adequado, clínico ou cirúrgico (quando há a necessidade da retirada dos cálculos ou colocação de stents, como o duplo J). Doenças como infecções bacterianas (cistites, prostatites),hiperplasia  prostática, abcesso prostático, incontinência urinária e as neoplasias (tumores) também podem acometer o sistema urinário. Na maioria dos casos, os sinais clínicos são de hematúria (sangue na urina), dificuldade e dor ao urinar, sedimentos (areia) na urina.
Para todos os casos, o Hospital Veterinário Pet Care possui em sua estrutura: laboratório de análises clínicas, hemogasometria, exames de imagem (incluindo tomografia e fluoroscopia), internação, UTI, tratamento dialítico, centro cirúrgico além de médicos veterinários clínicos, cirurgiões e nefrologistas capacitados para a realização do diagnóstico, tratamento e melhor acompanhamento do animal.
Para saber mais ou agendar uma consulta entre em contato com uma de nossas unidades

Unidade Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 3.001, Morumbi, tel.3740 2152

Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 1.832, Pacaembu, tel.4305 9755

Unidade Ibirapuera: Av. Republica do Libano,270, tel.3050 2273

Unidade Tatuapé: Rua Serra de Japi, 965, Tatuapé, tel. 3019 2300

Conheça também nossa especialidade hemodiálise.