Odontologia Veterinária

O PetCare oferece aos seus clientes o serviço odontológico voltado para cães e gatos. Devido às particularidades das espécies, os tratamentos dentários são realizados por Médicos Veterinários especializados em odontologia canina e felina, que contam com o apoio de uma equipe de anestesiologistas, uma vez que a maioria dos procedimentos exigem anestesia.

Dentre as principais doenças que acometem a boca dos animais estão a doença periodontal, popularmente caracterizada pelo acúmulo de tártaro, fraturas dentais, tumores e neoplasias e, especificamente nos felinos, é bastante comum a lesão reabsortiva odontoclástica felina, anteriormente conhecida como cárie dos gatos.

Como prevenção da doença periodontal, recomenda-se a escovação diária, utilizando escovas e cremes dentais específicos para animais. Ração seca, ossinhos, bifinhos, biscoitos e brinquedos auxiliam na remoção da placa bacteriana, mas não substituem a escovação diária. A doença não se restringe apenas à boca e pode prejudicar aos rins, fígado e coração.

Alguns sintomas comuns a diversas doenças orais dos cães e gatos são o mau cheiro na boca, salivação intensa, presença de secreção ou muco acentuado, sangramento gengival, dor, desconforto, dificuldade em apreender, mastigar ou engolir alimentos e dente mole ou perda do dente. Sangramento nasal, espirros frequentes, aumentos de volume, causando deformação na boca ou nariz são sinais de que algo não está bem com o animal. Gatos que não se alimentam ou que não se lambem também podem indicar dor de dente. Em todos os casos descritos leve seu animal para uma avaliação veterinária.

Atendemos também animais com traumatismo e fraturas da boca, maxilar e dentes, que necessitem de correção cirúrgica.

Pedidos externos


Para casos encaminhados são necessários alguns exames prévios, que variam conforme a idade e a condição clínica do animal.

O atendimento funciona mediante agendamento.