Reprodução Veterinária

A equipe de veterinários do PetCare conta com profissional pós-graduado em Reprodução Animal para atender a problemas reprodutivos, de fertilidade e biotecnologias da reprodução como a inseminação artificial.

Os cães podem apresentar diversos problemas em seus órgãos genitais, que podem comprometer sua saúde ou mesmo prejudicar seu desempenho reprodutivo como problemas testiculares, inflamação, tumores, hérnias e dermatites. 

Podem apresentar também alterações prostáticas e no pênis. Os machos podem manifestar também problemas relativos à fertilidade como dificuldade em atingir ereção ou ejaculação, dificuldade em acasalar e infertilidade. 

Em cadelas os sintomas mais comuns de problemas reprodutivos são febre, aumento na ingestão de água, aumento do volume urinário, sangramentos na região genital, lambeduras na região genital e principalmente corrimentos vaginais.

Outras patologias comuns são ovarianas, gravidez psicológica, eclampsia, infertilidade, repetição de cio, cio seco e cio persistente.

O PetCare oferece exames para diagnósticos de gestação e pré-natal, e faz acompanhamento de parto, cesariana e assistência neonatal. Também realizamos atendimentos relativos à prevenção e interrupção de gestação indesejável.

Biotecnologia – Inseminação artificial


A Biotecnologia da reprodução em cães desenvolveu-se sensivelmente nos últimos anos, seja para auxílio reprodutivo por meio de inseminação artificial em raças com dificuldade de acasalar, como bulldog, basset hound, chow-chow e mastim napolitano, seja em raças cuja agressividade possa dificultar o acasalamento. 

Além de inseminação artificial o PetCare realiza também acompanhamento do cio para diagnóstico da ovulação. Com um exame ginecológico completo, pode-se determinar o melhor momento para o acasalamento ou para a inseminação. 

Oferecemos ainda o serviço de criopreservação (congelamento e resfriamento) de sêmen, que permite que este seja enviado a cidades distantes para inseminação. O sêmen congelado pode ficar armazenado no PetCare por tempo indefinido e ser utilizado anos após o processamento.

O acompanhamento adequado do cio e a inseminação artificial oferecem vantagens como determinação do melhor momento para a fecundação, aumentando a possibilidade de ninhadas numerosas, redução da possibilidade da cadela não emprenhar e uma previsão de parto mais precisa. No caso da inseminação artificial, é possível também analisar o sêmen previamente, podendo-se determinar se o padreador está realmente apto a fecundar a fêmea.

O atendimento funciona mediante agendamento.