Home / GATOS / Cuidados com seu filhote / Vacina intranasal para Bordetella (Tosse dos Canis)

Doge foi ao Pet Care Tatuapé atualizar sua carteira de vacinação para poder viajar tranquilo no fim do ano. Dessa vez ele ficou livre da picadinha da vacina e optou pela vacina intranasal para Bordetella (Tosse dos Canis).

Existem dois tipos de vacina contra Bordetella: uma é injetável e a outra são gotas que instilamos no nariz. Quando o paciente recebe a vacina intranasal (gotinhas dentro da narina), ocorre a indução de anticorpos teciduais, produzindo uma resposta imunológica superior à da vacina injetável, que produz anticorpos no sangue.

Quando o cão entra em contato com o agente infeccioso, ele é bloqueado pelos anticorpos presentes nos tecidos do nariz, laringe, faringe e traqueia. Apesar de parecer desconfortável, a vacinação é indolor e segura.

Somente recomendamos muito cuidado, e às vezes restrição, para animais de porte muito pequeno (abaixo de 3,5kg) ou com abertura muito estreita de narina (Buldogue, Pug, Boston Terrier e Buldogue francês). Nesses pacientes, a reação inflamatória local esperada da vacinação pode causar muito desconforto e dificuldade respiratória, como se estivesse com o nariz entupido, nos primeiros quatro dias.

A vacina intranasal protege em até 48 horas após a sua aplicação enquanto a injetável pode demorar até 21 dias para produzir anticorpos. Os animais que tomarem a vacina injetável de Bordetella pela primeira vez precisarão de uma segunda dose no intervalo de 30 dias.

Procure o seu médico veterinário e peça mais informações sobre a doença e as opções vacinais mais indicadas para o seu animal.

#petcare #quemamamaiscuidamelhor #euamomeudono #hospitalveterinario #hospitalveterinario24horas #medvet #medicinaveterinaria #veterinária #loucosporcaes #caes #dog #euamomeucachorro #ilovetmypet #ilovepets #doglovers #doggy #dogs #cachorro #maedepet #maedecachorro

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?