Home / CÃES / Casos Clínicos / DOENÇAS CRÔNICAS: HIPOTIREOIDISMO

Seu cachorro ou gato, já está mais velho e muito cansado? Dorme muito e ganhou peso? Tem problemas de pele e de ouvido? Acha que está muito preguiçoso e sente muito frio?

Assim como as pessoas, muitos cães e gatos podem apresentar uma doença que afeta a glândula tireoide, fazendo com que produza menos hormônio T4 e T3 e assim passe a apresentar os sintomas acima descritos. Essa glândula que fica no pescoço, produz alguns hormônios que vão estimular as células do corpo a realizar as suas atividades normais. Quando esse hormônio falta, essas células deixam de fazer o seu trabalho normal e assim o animal apresenta essas alterações inclusive de humor, podendo ficar muito triste, desanimado e em alguns casos até agressivo.

Como essa doença acontece com mais frequência em animais velhos, muitos donos acham que esses sintomas são normais, ou seja, que ele está mais gordo e preguiçoso por causa da idade, o que nem sempre é verdade. Hipotireoidismo e dor crônica (como já falamos ontem) podem interferir na atividade normal dos cães e gatos.

O diagnóstico do hipotireoidismo é feito com alguns exames de sangue como dosagem de colesterol e hemograma e confirmado com a dosagem do hormônio T4 no sangue.

Se tiver o diagnostico positivo, o animal deve então ser tratado recebendo uma medicação todo dia, provavelmente por toda a vida.

Essa dependência de medicamento, faz com que o animal precise passar regularmente (a cada 6 meses em média) por avaliação veterinária, para controle de peso, avaliação clínica e dosagem do hormônio para ver se a dose do medicamento está adequada e fazendo com que ele tenha uma vida normal.

Assim como o Diabetes, o Hipotireoidismo não tem cura, mas tem controle se medicado adequadamente, fazendo com que o animal tenha uma vida praticamente normal.

O Hospital Veterinário Pet Care oferece, em dois endereços, o atendimento de especialista em Endocrinologia Veterinária, sob a coordenação da Dra Márcia Jericó, atendendo casos de Hipotireoidismo, Diabetes, Síndrome de Cushing entre outros. Se o seu animal, cão ou gato de qualquer raça, tiver alguns dos sintomas descritos acima, principalmente se for Labrador, Golden Retriver ou Cocker, de idade entre 5 e 8 anos, agende um horário com a nossa equipe pelos telefones 3743-2142 (Morumbi) ou 4305-9755 (Pacaembu) e descubra se ele realmente está só “velhinho” ou se tem alguma alteração hormonal da tireoide.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?