DOENÇA PERIODONTAL

26 / jul / 2013

A doença periodontal é a doença que mais comumente acomete cães e gatos, atingindo cerca de 85% dos animais com mais de 3 anos de idade.Caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental (tártaro), a doença periodontal é responsável pelo mau hálito, gengivite, retração gengival, reabsorção óssea e perda do dente; provoca desconforto, dor e dificulta a mastigação, diminuindo a qualidade de vida do animal.

Além dos danos causados à boca, as bactérias formadoras de placa bacteriana podem atingir a corrente sanguínea, comprometendo órgãos como coração, fígado, rins e articulações.

A prevenção da doença periodontal é fundamental para manutenção da saúde de seu pet e por isso, a escovação dentária, auxiliada por adjuvantes físicos (“chews”, ossinhos, biscoitos) e químicos (antissépticos e complexos enzimáticos) são de grande importância. Para que melhores resultados sejam obtidos, a escovação deve ser diária e realizada com escovas e cremes dentais específicos para animais.

Nos casos em que a doença periodontal já esteja presente, um médico veterinário deve ser consultado para que o animal possa ser avaliado e o melhor tratamento seja indicado.

Como os tratamentos dentários são realizados sob anestesia geral, o médico veterinário também indicará quais os exames serão necessários para um procedimento seguro.

Pin It on Pinterest