Dicas veterinárias de medidas de segurança ao dar banho no cão ou gato em casa

15 / abr / 2020

 

Com a quarentena por conta do COVID19 os Petshops que oferecem serviço de banho e tosa estão fechados. E agora? Muitos dos nossos animais de estimação, principalmente cães, tomavam banho semanalmente. Como fazer?

Nesse momento para quem quer dar banho no seu pet em casa fazemos algumas recomendações.

– Prepare o material necessário:

1) Toalhas: pelo menos 2 unidades

2) escova de cerdas macia usada em tanque ou luvas de banho pet

2) Escova e pente: para animais de pelagem média e longa

3) Xampu para cães e gatos (dê preferência aos de filhotes) ou xampu de bebês

4) Condicionador para animais de pelagem longa (veterinário)

5) Secador

6) Algodão parafinado

Para começar dar banho no pet em casa, com o material acima já preparado, precisamos agora preparar a área de banho. O lugar ideal seria dentro de uma banheira ou no chão do box do chuveiro usando o chuveirinho.

O BANHO:

-Colocar um chumaço de algodão dentro do canal auditivo de cada lado para evitar entrada de água dentro do ouvido que poderá causar uma otite.

-Preparar a temperatura da água deverá ser morna. Preferência morna fria

-Se o seu pet não gosta de banho use uma guia com coleira fininha para mantê-lo no lugar e dar o banho com maior segurança

-Comece a molhar o pet de trás para frente, deixando por último a região da cabeça

-Ao molhar a cabeça não deixe cair muita água na região dos ouvidos e não molhe a parte dos olhos e nariz

– Levante as patas dianteiras do pet e molhe embaixo do pescoço, parte debaixo do tórax e abdômen. Ou luvas

– Comece a aplicar o xampu sobre o corpo (menos a cabeça) e esfregar com a mão ou com uma escovinha de cerdas macia ou luvas a venda em petshops para banho em animais, para remover a sujeira (cuidado para não machucar a pele esfregando muito intensamente). Ao chegar na região da cabeça muito cuidado para não cair xampu nos olhos, o mais seguro seria lavar somente o pescoço em cima e embaixo, e a parte inferior da cara.

– Para enxaguar o xampu comece delicadamente a retira-lo pela região da cabeça inclinando a cabeça para cima de modo que a água não escorra nos olhos. Retire totalmente o xampu do restante do corpo. Em animais de pelagem longa podemos aplicar condicionador sobre a pelagem.  Dilua um pouco do condicionador em uma pequena quantidade de água e espalhe sobre a pelagem do animal e escove ou penteio delicadamente para retirar os embaraços.

SECAGEM:

A maneira segura de secar o seu pet é no chão ou se estiver dando o banho com mais de uma pessoa auxiliando aí um segura muito bem o pet para evitar queda.

Colocar uma toalha por baixo para evitar que molhe o chão ou escorregue e começar a secar com a outra toalha.

Retire o algodão dos ouvidos.

Com secador morno frio (NUNCA USAR SECADOR QUENTE) comece a secar o seu pet, sempre começando pela parte de trás e finalizar a secagem na cabeça.

Use escova ou pente delicadamente. MUITO CUIDADO NA PARTE DOS OLHOS para não ferirem a córnea do animal.  Em caso dele ficar piscando um esfregando muito os olhos após o banho leve-o ao veterinário

DICA IMPORTANTE: CUIDADO COM O USO CONTINUO DE ROUPINHAS EM ANIMAIS DE PELO LONGO! Elas podem embaraçar muito o pelo, e depois pode doer muito para o pet na hora de tentar remover os nós na pelagem. Se utilizar roupinhas escovar pelo menos 3 vezes ao dia a pelagem. Se for usar roupinhas para protege-los no passeio, escove bem o pelo na volta e lave a parte debaixo das patinhas com água e sabão neutro (sabonete líquido de bebês).

Não aconselhamos a fazer tosa em casa, pois como o procedimento é feito por um profissional experiente a chance de cortar o machucar o seu animal é alta.

algodao

Pin It on Pinterest